Cadê a UTI pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro?

29/05/2012 15:06

Segundo o setor de Gestação de Risco do Hospital Estadual Guilherme Álvaro (localizado no Canal 4, em Santos), mais de 70% dos partos no hospital são oriundos de gravidez de risco, podendo alcançar até 80%. Tais cálculos são do médico Sérgio Toledo, responsável pelo setor no hospital. No dia 16 de abril, um menino de 9 anos faleceu de insuficiência renal no hospital, assim como a vida de uma menina de menos de 3 anos teve o mesmo desfecho em setembro de 2011. Contudo, a UTI infantil do Guilherme Álvaro continua fechada, já havendo estourado também o último dos prazos (vencido dia 16 de maio de 2012) e a população fica aos léus.

De acordo com a própria Secretaria de Estado da Saúde, a Baixada Santista ainda é dona de um dos piores índices de mortalidade infantil do Estado de São Paulo, com 15,1 mortes de crianças menores de um ano de idade a cada mil nascidas vivas. O índice fica acima da média estadual, de 11,9 óbitos a cada mil nascidos vivos. No entanto, há quase um ano inteiro que não existe no Hospital Guilherme Álvaro uma unidade de terapia intensiva para crianças, apesar da reforma concluída e os equipamentos comprados.

Senhor Governador Geraldo Alckmin, de maneira curta e grossa: dá para inaugurar logo? As crianças não podem esperar mais um só dia para uma inauguração solene com o candidato tucano à prefeitura Paulo Alexandre Barbosa! É vil fazer jogo eleitoral com os riscos de vidas de meninos e meninas! O povo não é bobo! Ou prove que estamos errados e inaugure já!