Estive em Marinaleda e lembrei-me de você!

28/09/2015 14:28

Cássio Canhoto*

Você já ouviu falar em Marinaleda? Provavelmente não! Marinaleda é uma cidade da Espanha, de aproximadamente quatro mil habitantes, que fica a 100km a leste de Sevilha, capital da Andaluzia, e tem particularidades que dificilmente encontramos em outras cidades do mundo. 

Che Guevara também é admirado em Marinaleda

E talvez seja, exatamente por causa destas particularidades, que você não a conheça.

Em maio deste ano, estive por lá, gastei todas as economias que fiz; fiquei literalmente zerado, mas valeu a pena. Além de você, lembrei-me também do educador e poeta Rubem Alves, do livro dele - que li há catorze anos - chamado “A escola com que sempre sonhei sem nunca imaginar que pudesse existir”, no qual descrevia impressões de sua visita à chamada "Escola da Ponte", em Portugal, local que revolucionou completamente sua visão sobre como deveriam ser as escolas.

Imagino que, o que senti em Marinaleda, tenha sido bem semelhante ao que ele sentiu na Escola da Ponte. Estive diante da cidade com a qual sempre sonhei, sem nunca imaginar que ela pudesse existir... E ela existe!

Bom, afinal, o que tem de tão especial nesta cidade? As terras e a fábrica são administradas pelos trabalhadores. Elas não têm dono, são de todos. Lá não há policia ou qualquer tipo de guarda, não há desemprego, e todos têm moradia, escola e acesso aos serviços de saúde. Todos os moradores recebem o mesmo salário - inclusive o prefeito! - e as decisões são tomadas pelo povo em assembleia geral. Tá bom pra você? Pra mim está.

Em Marinaleda vemos com nossos próprios olhos que outro mundo é possível, que o ser humano pode e deve ser o centro das atenções e das decisões, que o mundo em que vivemos, apesar de tudo, ainda nos oferece belos exemplos. E que a luta por melhores condições de trabalho e de vida vale a pena. É preciso sonhar e lutar!

Além de você e do Rubem Alves, lembrei-me também da jornalista Rosana Vale e de seu programa “Rota do Sol”. Será que eles vão passar por lá? Deveriam, pois por lá o Sol realmente brilha para todos.

Aqui podemos assistir um vídeo de uma reportagem portuguesa, para que vocês tenham uma ideia do que pude ver:

* Militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) de Santos-SP. Servidor Público Municipal de Santos-SP.