Zuleica Alambert, presente!

01/01/2013 00:48

Ontem, antes da virada para o presente ano, fomos pegos com a notícia de que a camarada Zuleica faleceu. Nascida em 1922 em Santos (mais precisamente na Rua Sete de Setembro, no Paquetá), foi a primeira mulher a ter uma cadeira como deputada estadual com apenas 24 anos em 1947, pelo nosso PCB (em 1948 já teve seu mandato cassado, assim como o de vários comunistas). Entrou para a história por ser uma das primeiras mulheres a se inserir de maneira influente na política brasileira no período republicano. Quando deputada, apresentou um projeto que, mais tarde, resultaria no 13º salário; outro, instituía a remuneração igual entre os sexos. Após a cassação, se destacou na linha de frente da União da Juventude Comunista e na militância pelo direito das mulheres.

Chegou a se exilar na Hungria, na França, e no Chile, voltando ao Brasil somente em 1979 no Rio de Janeiro, continuando sua militância e também escrevendo livros.

Viúva, sem filhos, vinha lutando contra uma anemia crônica, vindo a falecer no dia 28 de dezembro por falência múltipla dos órgãos.

 

ZULEICA ALAMBERT, PRESENTE!